Maricá/RJ,

Agenda Cultural

Novembro de 2008
Agenda Cultural




Cara e Cultura Negra 2008




Anos atrás, um grande poeta brasileiro cantou em alto e bom som: “Brasil, mostra a tua cara”. Este verso ecoou pelo país afora como um sinal dos novos tempos que tantos de nós desejávamos. O projeto Cara e Cultura Negra é um desses sinais que se transformou em realidade. Com ousadia, singularidade e muita criatividade o Cara e Cultura Negra vem se transformando numa referência obrigatória no cenário das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra, em Brasília.

O projeto, é um pouco da cara do Brasil, da cabeça de brasileiros, com jeito de Brasil. Do Brasil que quer se mostrar na sua inteireza, mesmo que multifacetada, plural e diversa. A cara de um Brasil que não discrimina, mas que também não se dispersa, nem muito menos segrega. Do Brasil que busca a integração sem desconhecer ou desrespeitar a existência dos outros, das suas diferenças ou das suas identidades.


Neste projeto a cultura negra mostra a sua riqueza e generosidade nos diversos planos da existência humana: seja na culinária, na literatura ou nas artes plásticas, seja nas danças, nos cantos ou nas ciências, mas sobretudo na sua enorme contribuição civilizatória dada para este continente afro-brasileiro. Contribuição que marca toda a nação, que vai desde a ação política na luta permanente pela liberdade e igualdade, passando pela religiosidade e mostrando-se plenamente na estética ou no jeito de falar.


Em verdade, esta é uma das caras e das culturas do Brasil. Do Brasil NegroMestiço. Por isto, a Fundação Cultural Palmares, não só se faz presente, como apóia este projeto e convida a todos a participarem de corpo e alma, com a cara e a coragem.

Axé !
Zulu AraújoPresidente da Fundação Cultural Palmares

Programação:
Abertura oficial, mostra educacional, visitas guiadas e vídeos educacionais, mostra internacional de fotografia, moda, oficinas de percussão, gastronomia, música.
Local: Praça Zumbi dos Palmares - Setor de Diversões Suldata: 5 de novembro de 2008. Horários: das 18h às 22hKanimando - desfile de moda e beleza negra - 19hBalé folclórico da Bahia - 21h - sala Vila Lobos

6 a 15 de novembro - 10h às 20h

11 a 14 de novembro - 10h e 15h

4 a 15 de novembro - 10h às 20h

Kanimando - 1ª Semana da Moda e da Beleza NegraDesfile - 5 de novembro - 19h

Palestra - Samuel Abrantes - 6 de novembro - 16h às 18h

Oficinas de penteados, acessórios e maquiagem

11 a 14 de novembro - 14h

Peu MeurreyBabilak Bah - 11 e 12 de novembro

II Circuito da Gastronomia AFRICABRASIL - 5 a 20 de novembro

Apresentação do livro Gula d'áfrica

7 de novembro

19h - Máximo Mansur (DF), 19:30h - Cesar de Paula Sambeat (DF),20h - Sérgio Magalhães (DF), 20:30h - Ellen Oléria (DF), 21h - Caiana dos Crioulos (PB), 22h - Marabaixo (AP)

08 de novembro

19h - Congo Nya (DF), 20h - Babilak Bah (BH), 21h - Peu Meurray (BA), 22h - Mamour Ba (Senegal), 23h - Petit Mamadi e Fanta Konatê (Guiné Bissau)

15 de novembro - 18h às 20h

Programação artística musical em parceria com o projeto TEIA

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

18h - Discotecagem DJ Chokolaty, 19h - Batalha de Rimas, 19:30h - Peleja de Repente, 20h - Peleja Rap e Repente, 20:30h - Ataque Beliz21h - Beto Brito, 22h - Negra Li

Serviço:

Local: Teatro Nacional Claudio SantoroPraça Zumbi dos Palmares Brasília - D.F. Brasil Abertura: 5 de novembro de 2008

Encerramento: 20 de novembro de 2008

0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP