Maricá/RJ,

Livro reúne artigos pós-abolição


“Experiências da Emancipação”

A abolição da escravatura, em 13 de maio de 1888, é certamente o fato histórico mais lembrado quando se fala da questão racial em nosso país. Pouco, entretanto, se conhece sobre os personagens, instituições e movimentos negros que, nas décadas seguintes, lutaram para que os ex-escravos deixassem as condições de semi-cidadania que durante muito tempo lhes foram destinadas. Foi justamente com a intenção de retomar algumas dessas histórias que os pesquisadores Flávio Gomes e Petrônio Domingues organizaram o livro "Experiências de Emancipação", com 11 artigos que remontam ao período entre 1890 e 1980.

Biografias, instituições e movimentos sociais no pós-abolição (1890-1980)
Autor(es): Wlamyra Albuquerque; Petrônio Domingues; Paulo Roberto Staudt Moreira; Michael Mitchell; Maria do Carmo Gregório; Maria das Graças de Andrade Leal; Kim D. Butler; Karla Leonora Dahse Nunes; Karin Sant’Anna Kössling; Joselina da Silva; Flávio Gomes; Elizabeth do Espírito Santo Viana; Beatriz Ana Loner.

Esta coletânea reúne a história de milhares de ex-escravos e de seus descendentes dos últimos anos do século XIX até a década de 1980. De forma plural e inovadora, analisa os significados do pós-abolição – período de propostas, lutas e expectativas – por meio de biografias, da trajetória dos movimentos sociais e da formação e consolidação de instituições negras.

Ficha Técnica: ISBN 9788587478504
Edição:1/2011 - 312 pág. 17.0 x 24.0 cm

FONTE: http://www.gruposummus.com.br/detalhes_livro.php

0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP