Maricá/RJ,

Danielle Anatólio em Lótus



Lótus é um espetáculo que tem como ponto de partida a linguagem poética feminina. Em cena, o universo de mulheres que trazem em suas afetividades histórias invisibilizadas pelo imaginário social. A peça trata de amor, superação, beleza e vida, isto dentro de um contexto de solidão em que está inserida a mulher negra contemporânea, além de contar os caminhos que essas mulheres encontram para resistir e reexistir.

O espetáculo foi construído baseado no contexto afetivo de diversas mulheres negras. Nos últimos anos o número de mulheres solteiras tem crescido, sendo que essas mulheres geralmente são acadêmicas, inteligentes, com independência financeira e de postura política declarada, ou seja, são mulheres socialmente empoderadas, mas que não diferente de suas ancestrais continuam ocupando um lugar central nas relações, nas quais na maioria das vezes são referências matriarcais. Se no passado as negras não eram vistas como mulheres para casar, ainda hoje esse olhar permanece. As mulheres negras ainda são vistas como um ser que existe para servir, para ouvir, para acolher, para resolver problemas, para sanar os desejos sexuais. Ser cortejada, amada, servida ou ser vista como merecedora de carinho e cuidado nunca foi um lugar ocupado pela mulher negra que permanece sendo preterida. 

Não por coincidência a peça estreou, em Salvador (cidade majoritariamente composta por mulheres negras), em Julho de 2016, como forma de ressaltar o mês da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, surgido no ano de 1992 com finalidade de celebrar e problematizar as condições da mulher negra, bem como as diferentes formas de opressão vivenciadas desde o período colonial até os dias atuais. 
Depois de circular em Salvador e Belo Horizonte @LÓTUS chega ao Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO, TEXTO, ATUAÇÃO: Danielle Anatólio
POESIAS: Cristiane Sobral, Lívia Natália, Mel Adùn
PRODUÇÃO: Carol Netto
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: Stéphane Marçal
PERCUSSÃO: Maiara Carvalho
DIREÇÃO DE MOVIMENTO: Valéria Monã
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Carlos Maia
FIGURINO: Renato Carneiro 
ILUMINAÇÃO: Brisa Lima
DESIGN GRÁFICO: Amanda Nascimento
FOTOGRAFIA: George Magaraia
EDIÇÃO DE VÍDEO: Naira Évine 

QUANDO: Dias 9, 10, 11 / 16, 17, 18 de março de 2018 
ONDE: Teatro Municipal Gonzaguinha (Calouste)
ENDEREÇO: Rua Benedito Hipólito, 125 - Cidade Nova - Rio de Janeiro
HORÁRIOS: Sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h
INFORMAÇÕES: (21) 97900-8408

0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP